Hoje o assunto é a Colomba.
A Itália, todos nós sabemos, é um dos países mais ricos em termos de cultura. Não só arquitetura, moda, design e História fazem parte dessa complexidade. Cada região, cada cidade, pela conformação geopolítica, tem a sua própria identidade como dialeto e culinária.
Nesse último quesito entra a tradição Pascal italiana que vem se espalhando pelo mundo. Como os personagens do carnaval, cada um atribui a origem para o seu lado.
Nascida na região da Lombardia (onde se encontra a cidade de Milão), a receita desse bolo doce, com variações ao chocolate, sem frutas secas, com açúcar de confeiteiro ou a tradicional completa com amêndoas, teve como objetivo açucarar um rei que dominava os borgos do rio Ticino para convencê-lo a não invadiar a cidade de Pavia, então a capital do reino Lombardo.A forma dela nasceu da idéia de trazer a paz ao território, remetendo à pomba, ou como se diz em italiano, à Colomba.
Mais do que um ovo de chocolate, toda casa italiana que se preze tem a sua Colomba à mesa no domingo de Páscoa. Fica a dica!
Colomba tradicional |
FELIZ PÁSCOA!