20130227

Susan Kare: a pioneira da pixel art da Apple

Sem movimento feminista predominando, se olharmos ao longo da história, as mulheres já fizeram muito mas tem ainda muito mais a fazer. Principalmente em termos de deixar seus nomes marcados. 
Algumas das que agora entraram para o rol da História já foram citadas ao longo dos posts escritos, como por exemplo a Elsa Schiaparelli e a Lina Bo Bardi

Surge agora mais uma. Porém, muito mais presente nas nossas vidas. Na minha em particular, todo santo dia me deparo e faço uso das suas criações sem nunca ter pensado que alguém um dia desenvolveu aquilo. 
Pois é, somos um povo relativamente sem memória e interesse para sabermos como chegamos até aqui. Ainda mais nos dias de hoje, com toda a fúria da pressa existencial. Pois bem, as criações de Susan Kare nos ajudam a dar agilidade no nosso dia-a-dia informático.

Susan Kare, hoje.


Anos 80, computação:

Quando o DOS dominava os computadores, surge a Apple com os primeiros computadores Macintosh. Steve Jobs, fascinado pela interface gráfica da Xerox, começou a desenvolver a sua. 

A forma de utilizar símbolos para comunicar signficados entre homens e máquinas teve seu início. O que poucos sabem é que os ícones do Mac foram inventados por Susan Kare. Sim, nos anos 80 já existia uma mulher "nerd".

Começa então a pixel art. 

Susan foi por muito tempo Diretora Criativa da Apple, sendo autora dos mais notáveis ícones do Mac. O cursor em forma de mão, símbolo da tecla 'Command', o 'Happy Mac' que aparecia na inicialização do computador, saudando o usuário, que teve posteriormente a sua versão melhorada para uma colorida a 8-bits...

ícones desenvolvidos para o Mac

ícones desenvolvidos para a Microsoft


O livro.

Há pouco tempo, Susan Kare publicou o seu caderno de notas, utilizado no período da criação dos ícones com os primeiros protótipos esboçados, enquanto se dedicava também ao desenvolvimento das fontes Chicago e Georgia. Cada quadrado do caderno representava um pixel da tela do computador. Os ícones hoje em dia tão usados dos comandos 'Copia', 'Cola', 'Recorta', 'Preenche', 'Arrasta', 'Lixeira' então nasceram com toda a simplicidade plena de significados intuitivos e universais.



os primeiros 'pixels' no papel





Hoje.

Perguntando a Susan hoje em dia, o que ela acharia 30 anos atrás da herança que poderia deixar ao mundo da computação, ela responde: 'Você pode pensar em criar um quadro, mas não pode esperar em criar uma obra de arte. Você deve simplesmente dar o seu máximo e se tiver sorte, alguém entenderá a mensagem.'

algumas das fontes criadas por Susan

e quem nunca jogou Solitaire?!?


Com certeza, Susan Kare faz parte das nossas vidas.

Agora, você vai lembrar dela quando ligar o computador?



Fontes:
www.bigodino.it
www.kare.com
www.kareprints.com

20130219

palavra cruzada: passatempo "moderno"?

Dentre tantas dúvidas que me acometem sobre as coisas normais e diárias da vida (sim, com certeza tenho um quê elevado de loucura), uma questão está sempre presente: A ORIGEM!

Não estou falando de nada cinematográfico. Falo simplesmente da origem, de palavras, conceitos, hábitos, coisas, etc. O tema, sobre como surgiram algumas coisas e como estamos acostumados com elas do jeito que são, já foi abordado algumas vezes, como quando escrevi sobre o leite condensado, as famosas estampas gráficas de tecidos, pré-conceitos e preconceitos a que somos habituados.

Fato é que hoje, após algumas centenas de noites e milhares de horas passadas com este hobby, me veio a pergunta: 

MAS COMO SURGIRAM AS PALAVRAS CRUZADAS?


Ainda bem que o mundo da internet é mais amplo que o Almanaque Abril (lembram dele?). Procurando rapidamente entre blogs e matérias de pessoas que já se impuseram a pergunta - não tenho a pretensão de ter sido a primeira a questionar algo tão banal - além da boa e "velha" Wikipedia, eis o material mais interessante que reuni:

1. A origem é EGÍPCIA! Data de mais de 3.000 anos o resquício mais antigo da palavra cruzada. Que tempos modernos o que...



2. No século IV a.C. os Romanos jogavam o laterculus que constituíam os palíndromos. O vestígio mais antigo vem de Pompéia, a cidade que ficou por séculos escondida sob a lava do Vesúvio...

Hein? Laterculus era o nome da brincadeira, um jogo estilo palavra-cruzada que formava palavras que podiam ser lidas em qualquer sentido: vertical, horizontal, frente para trás, de trás para a frente. 


3. A versão moderna foi reproduzida no jornal New York World em 22 de dezembro de 1913. Arthur Wynne teve como tarefa, sendo responsável pela seção Entretenimento, de criar um passatempo para a edição dominical.

Wynne remodelou o laterculus, acrescendo as dicas em um diagrama na forma de losango, ao invés de fornecer as palavras. Não demorou 10 anos para a moda invadir jornais do continente europeu.

Hoje em dia, todo jornal que se preze tem a sua página com a palavra-cruzada proposta ao leitor. 


 A PALAVRA-CRUZADA EM TERMOS


Quem faz-elabora a palavra-cruzada? O cruciverbalista! 
Porque o termo? Tendo morado por quase 5 anos na Itália, o termo cruciverbalismo não me parece nada estranho: a origem dele é latina. Palavra-cruzada em italiano é cruciverba. Cruci = cruz Verba = palavra, termo, verbo. E é muito divertido de fazer ela também em italiano! 

Quem faz-completa a palavra-cruzada? O cruzadista!
Confesso, sou uma cruzadista viciada, com a certeza de que não sou a única.

CURIOSIDADES DAS PALAVRAS-CRUZADAS


Durante a Segunda Guerra Mundial, foi recrutado um time de experts cruciverbalistas pelo exército britânico. O objetivo era ajudar a decifrar códigos.

No Brasil, eu considero a Coquetel como a principal revista deste passatempo. Mas alguns nomes de cruciverbalistas brasileiros valem ser citados:
Júlio Moncorvo
Euro Oscar
Maria Juncker Rivellino

Uma pena que poucos autores se dedicam ao passatempo... Fica a dica! 





Fonte:
www.mundoestranho.abril.com.br - (o almanaque abril moderno!)
vidadeumaborderline.blogspot.com.br
www.wikipedia.org