Sem movimento feminista predominando, se olharmos ao longo da história, as mulheres já fizeram muito mas tem ainda muito mais a fazer. Principalmente em termos de deixar seus nomes marcados.
Algumas das que agora entraram para o rol da História já foram citadas ao longo dos posts escritos, como por exemplo a Elsa Schiaparelli e a Lina Bo Bardi.
Surge agora mais uma. Porém, muito mais presente nas nossas vidas. Na minha em particular, todo santo dia me deparo e faço uso das suas criações sem nunca ter pensado que alguém um dia desenvolveu aquilo.
Pois é, somos um povo relativamente sem memória e interesse para sabermos como chegamos até aqui. Ainda mais nos dias de hoje, com toda a fúria da pressa existencial. Pois bem, as criações de Susan Kare nos ajudam a dar agilidade no nosso dia-a-dia informático.
Susan Kare, hoje. |
Anos 80, computação:
Quando o DOS dominava os computadores, surge a Apple com os primeiros computadores Macintosh. Steve Jobs, fascinado pela interface gráfica da Xerox, começou a desenvolver a sua.
A forma de utilizar símbolos para comunicar signficados entre homens e máquinas teve seu início. O que poucos sabem é que os ícones do Mac foram inventados por Susan Kare. Sim, nos anos 80 já existia uma mulher "nerd".
Começa então a pixel art.
Susan foi por muito tempo Diretora Criativa da Apple, sendo autora dos mais notáveis ícones do Mac. O cursor em forma de mão, símbolo da tecla 'Command', o 'Happy Mac' que aparecia na inicialização do computador, saudando o usuário, que teve posteriormente a sua versão melhorada para uma colorida a 8-bits...
ícones desenvolvidos para o Mac |
ícones desenvolvidos para a Microsoft |
O livro.
Há pouco tempo, Susan Kare publicou o seu caderno de notas, utilizado no período da criação dos ícones com os primeiros protótipos esboçados, enquanto se dedicava também ao desenvolvimento das fontes Chicago e Georgia. Cada quadrado do caderno representava um pixel da tela do computador. Os ícones hoje em dia tão usados dos comandos 'Copia', 'Cola', 'Recorta', 'Preenche', 'Arrasta', 'Lixeira' então nasceram com toda a simplicidade plena de significados intuitivos e universais.
os primeiros 'pixels' no papel |
Hoje.
Perguntando a Susan hoje em dia, o que ela acharia 30 anos atrás da herança que poderia deixar ao mundo da computação, ela responde: 'Você pode pensar em criar um quadro, mas não pode esperar em criar uma obra de arte. Você deve simplesmente dar o seu máximo e se tiver sorte, alguém entenderá a mensagem.'
algumas das fontes criadas por Susan |
e quem nunca jogou Solitaire?!? |
Com certeza, Susan Kare faz parte das nossas vidas.
Agora, você vai lembrar dela quando ligar o computador?
Fontes:
www.bigodino.it
www.kare.com
www.kareprints.com