20121024

eu sou do sul parte 2. this is brazil!

É engraçado como às vezes vemos situações que dependendo a situação poderiam parecer mais do que normal, em outras nos faz pensar: mas onde estamos mesmo?

Continuando a série - eu sou do sul - e falando das coisas boas daqui (ok, sou bairrista, mas a um nível saudável), passando de carro hoje por uma cidadezinha próxima à minha, não resisti e tive que parar para tirar umas fotos e mostrar que aqui no Brasil também existem situações pitorescas, bonitas e simples!

O urbanismo com certeza não é o mesmo da Europa, até por uma questão histórica - e não só cultural - mas o que você diria sobre as fotos que vem a seguir? Onde estamos?





Adorei a iniciativa. Não sei dizer de quem foi, mas como se trata de uma cidade relativamente pequena e com a participação da população para manter o espaço público sempre impecável, dou o parabéns a todos!
A bicicleta, como meio de transporte no dia-a-dia, não é tão comum no Brasil, por isso mesmo eu poderia esperar essa instalação urbana em qualquer pequeno borgo europeu.

A cidade?

COLINAS, às margens do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul, Brazil! (com Z mesmo! hehehe)
Ela se lança, com todo o direito e propriedade, como CIDADE-JARDIM.

De colonização predominantemente alemã, podemos ver a influência dos imigrantes que transmitiram aos descendentes a cultura na arquitetura e no cuidado dos jardins. O charme fica também pela linha de trem que costeia a cidade, passando de vez em quando cheio de carga... lembra outros tempos, outros continentes!

Com cerca de 2.400 habitantes e a 125km da capital do estado, Porto Alegre, a cidade se destaca por manter as ruas impecáveis. A região também oferece muito em termos de esportes na natureza, ainda não muito explorados. #ficaadica



Você pode conferir nas fotos abaixo e no site da Prefeitura mais informações. É só clicar aqui.

a rodovia, que vira a avenida principal da cidade - você é obrigado a passar por ela e se encantar pela cidade - mostra que mesmo próximo a uma rua movimentada, é possível ter um espaço de lazer para os cidadãos.

repare nesta casa, feita com pedras da região, o arenito e colocação diferenciada conforme a altura da construção. O jardim emoldura a arquitetura local, muito bem feita. 

e quase na frente da casa, uma das bicicletas floridas! Muito charme, made in Brazil!


Apoio muito iniciativas como esta. Garantir o bem comum em uma cidade não depende só de instâncias governamentais. A contribuição da comunidade acaba assegurando que o espaço se mantenha melhor!


20121021

2016. Rio

Desde o final das Olimpíadas de Londres, o mundo está se voltando para o Brasil - por causa da Copa do Mundo - e para o Rio de Janeiro, próxima sede dos jogos.

Eis que aos poucos as notícias aparecem. 
Primeiro, há uns meses atrás, foi a vez do mascote - ainda sem nome - ser apresentado à sociedade.



Breve observação antes de continuar o post: fato lamentável foi o que aconteceu em Porto Alegre, sendo gaúcha, me senti envergonhada da direção ignorante de um protesto. Parece hipocrisia, em um mundo onde o espaço público está cada vez mais comercializado, colocar esta revolta em um símbolo que - mesmo patrocinado por uma multinacional - serve para destacar quem somos para o mundo. E destacar no sentido bom da palavra, já que mulher pelada, carnaval e caipirinha todos conhecem. 

Pois bem, retorno ao tema original: a nova notícia é sobre a fonte a ser utilizada para as Olimpíadas. O escritório Dalton Maag homenageou o próprio Rio de Janeiro, com seus monumentos, arquitetura e as belezas natirais, transportando estes para o desenho das letras e números.

No vídeo você pode ver um pouco do dinamismo dela. 


E aí, gostou?