20110213

[carnaval] 3: Pierrot

Terceiro personagem a ser revelado, ao meu ver a máscara mais famosa de todas. Nunca entendi como alguém no Carnaval podia ter uma lágrima no rosto... aquela melancolia que normalmente a criança não entende.

Vamos então à mascara do dia:



PIERROT

Temos duas versões para a sua origem:
A primeira parte do da idéia de que não é original da Itália mas que teria vindo da França. Seria uma poucas máscaras "importadas". Nota: fato extraordinário em uma terra que valoriza acima de tudo as suas tradições locais. 
Por isso a segunda versão pode, ou ser uma tentativa de nacionalizar o personagem ou então ser a verdadeira: o nome Pierrot seria a versão francesa de Pedrolino, da Commedia dell'Arte, no final do século XVI.

Mas continuando com a história, a princípio Pierrot era um servo considerado bobinho e ingênuo. Só que o ser preguiçoso dele escondia uma inteligência como de poucos. Correto no falar, muitas vezes ele corrije os patrões e finge não entender quando quer, fazendo exatamente o contrário daquilo que ordenaram. 
Com o tempo se transformou num clássico personagem romântico, violeiro, apaixonado e sempre com um ar de tristeza sob a sua veia cômica, perdendo um pouco esse lado "debochado" com o patrão. Essa seria uma adaptação para o teatro francês (de acordo com a segunda versão).



Traje: camisa ampla, estreita na cintura, e calças brancas. Acessórios em preto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário