20110207

personalidade do dia: verner panton


designer.
VERNER PANTON

Esse dinamarquês, que estudou Arquitetura na Academia de Conpenhagen, estagiou (ele também já foi estagiário!) com Arne Jacobsen, participando na criação da cadeira Ant no final da década de 40 e que logo depois abriu seu próprio estúdio de design, em 1967 juntamente com a Vitra, fez a famosa cadeira Panton.

Antes porém de explicar mais sobre ela, tenho que deixar claro que ele foi o primeiro designer a conseguir fazer a primeira cadeira plástica em uma única forma: Stacking, que serviu de base para a Panton. Agora sim, vamos a ela:

Levou o sobrenome do seu criador um ícone do design dos anos 60-70, na então moda futurista. Com um perfil curvilíneo, a cadeira foi primeiramente produzida com uma mistura que continha fibra de vidro (Luran-S) e logo depois substituída por poliuretano. Anos mais tarde trocaram o seu material por poliestirol que acabou mostrando não ser eficiente, e no final da década de 70 ela foi retirada de produção.


Eis que surge o seu designer e repropõe a sua fabricação. Um grande exemplo de uma pessoa consciente do bom trabalho que fez. Graças a ele podemos hoje pensar em ter uma de suas cadeiras em casa. No final dos anos 90 graças à evolução do material plástico, re-colocaram ela no comércio por um preço mais acessível, incluindo a versão child-size, feitas com polipropileno.

Em 2008 lançaram uma nova paleta de cores que se juntou às tradicionais brancas e pretas. Essa idéia deu uma refrescada meio retrô, com a proposta das cores vermelho clássico, laranja (laranja-mecânica!), chartreuse (um verde-amarelado não muito sáturo) e um cinza claro que puxa para o azul.


Para mais informações, segue a dica dos links:
www.vernerpanton.com - site não oficial feito por fãs, e por sinal muito bem-feito
www.vitra.com - fabricando desde sempre a cadeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário