20110215

[lighting] clamp

Sessão design de luminárias! 

Algumas formas são mais do que reconhecidas e significam sucesso sempre, combinando com quase tudo e sendo um curinga em momentos de dúvida. Estou falando do tubinho preto da iluminação: luminárias suspensas em forma de cúpola.

E isso não quer dizer que todas são iguais. A criatividade do designer faz (e muito) a diferença. Vamos a elas:

Nur

uma "nova" clássica da Artemide lançada em 2007, design do próprio dono da empresa Ernesto Gismondi. Tem em várias versões, a começar pela lâmpada, fluorescente e vapor metálico (com acessório inferior para não ofuscar), e halógena; várias dimensões, de 36 a 90cm de diâmetro, com efeito de luz colorida ou não, e várias cores, desde as metálicas opacas até preta e branca gloss. Ou a pedidos alguma cor em especial, como a vermelha que se encontra no McDonalds da Itália. Emissão de luz direta e indireta.


Skygarden
É da concorrência (FLOS), mas eu AMO essa luminária. Outra produção made in Italy. Externamente é super simples, o detalhe fica todo para a parte interna dela. Desfrutando da máxima reflexão que a cor branca oferece, o detalhe floreado em alto relevo foi o insight que Marcel Wanders teve em 2007. Disponível com lâmpada halógena ou a vapor metálico e duas dimensões. Como acabamento existe nas versões dourada, bronze opaca, branca e preta gloss. Emissão de luz direta.


Clamp
Produção própria dos arquitetos e designers italianos Andrea di Filippo e Enrico Zanolla, proprietários do DZstudio, essa luminária trabalha com o conceito oposto da Skygarden. O detalhe dela está na parte exterior, inspirada nos sofás Chesterfield*. Lançada este ano, é feita em couro preto ou branco com efeito Capitonné, e internamente revestido com folha de ouro, preto ou branco opaco, ou ainda braco lacado, "garantindo um toque de glamour e classe ao ambiente." Palavras dos criadores. Emissão de luz direta.

E por último, mas não menos importante, vamos deixar bem claro que o design brasileiro vem ganhando muito espaço nos últimos anos.


Bossa

Desenhada por Fernando Prado, para a Lumini, a sacada genial dessa luminária é o fato de poder "brincar" e escolher que tipo de iluminação você prefere. Só direta, só indireta, as duas? No momento em versão só para lâmpada incandescente, ela é disponível nas cores branca e preta foscas (externamente) e o interior sempre em branco fosco. Desde que foi lançada, ela já ganhou diversos prêmios!


E então, você gostou de alguma?


* as poltronas e sofás Chesterfield surgiram na Europa do século XVII, ficando famosas durante o reinado da Rainha Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário