20110601

[tema do mês] MADE IN ITALY




Olá,

não quero incomodar muito, mas acabei de decidir o tema desse mês que acabou de começar. E vai ter pano pra manga! Uma breve introdução:

Faltam dois dias para um feriado importante aqui na Itália. Não estou falando de nenhuma data com conotação religiosa ou de significado mundial.

2 de junho, Festa da República Italiana.

Eu, no meu ínfimo e humilde imaginário, sempre tive em mente que a Itália que eu conheço é aquela mesma de milhares de anos atrás. O erro está proporcionalmente ligado à sua História. Depois de impérios, reinos, unificações, a Itália se tornou o que é hoje há 150 anos atrás, aniversário completado no dia 17 de março desse ano. Ou melhor, o esboço do que ela é hoje já que o norte da Itália foi integrado mais tarde.

E vocês sabem desde quando ela é REPÚBLICA??? Desde 1946!!! Ou seja, a Itália é uma República Jovem! Muito mais que o Brasil! Peraí que vou pegar o meu queixo que caiu... É muita pouca idade para uma nação de milênios.
Depois de unificada, de 85 anos de reinado, e do facismo durante as Guerras, o povo foi chamado às urnas para escolher qual o regime a ser adotado no país: Monarquia ou República. Sendo escolhida essa última, a família Savóia (a família real antes do facismo) foi exilada.
Ou seja, o 2 de junho aqui é a mesma coisa que o 04 de julho nos EUA (Independência), que o 14 de julho na França (Tomada da Bastilha) e que o nosso 07 de setembro no Brasil.


Agora, voltando ao tema do mês, comecei a pensar em quantos ícones, objetos, utensílios que temos ao nosso redor e querendo ou não nasceram aqui. E como? E quando?


Então aí está o mote! 
O design italiano 

ficou reconhecido mundialmente depois de 1946. Passadas as Guerras e com a esperança de um país republicano recém nascido, a genialidade italiana foi colocada em ação. Foi o boom depois de muito tempo.
Do estilo de vida, objetos à moda. A Itália pegou a dianteira e passou a ser referência. O MADE IN ITALY passou a ser sinônimo de qualidade e estilo de vida, a Dolce Vita!








E já adianto um promemória de nomes importantes, empresas e ícones até hoje: FIAT, e todo o seu grupo automobilístico - Ferrari, Alfa Romeo - Lamborghini, Maseratti, e a Lambretta e a Vespa, aquelas motinhos que foram sensação na década de 80 no Brasil, as marcas Alessi, Olivetti, Giovanetti, Zanotta, Benetton, Diesel, dos designers Bruno Munari, Ettore Sottsass, Achile e Piergiacomo Castiglioni, Gio Ponti e a maravilhosa Nutella, as massas Barilla, e a Parmalat?  E o Rosa Choque de Elsa Schiaparelli...





Ok, temos muito assunto para colocar em dia.


Você pode conferir algumas matérias já publicadas aqui... vivendo nesse país, é inevitável aprender, me admirar e valorizar a Itália.

à procura do despertador perfeito
brincando de LEGO®
Vermelho-cereja
[design] MOSCHINO: um hotel muito peculiar
[lighting] clamp
agatha in: LOVEsofa
italia: that's amore iii


* Época próspera que eu espero sinceramente que retorne por essas terras, já que nas últimas décadas teve um retrocesso enorme! Papo para outro dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário