20130219

palavra cruzada: passatempo "moderno"?

Dentre tantas dúvidas que me acometem sobre as coisas normais e diárias da vida (sim, com certeza tenho um quê elevado de loucura), uma questão está sempre presente: A ORIGEM!

Não estou falando de nada cinematográfico. Falo simplesmente da origem, de palavras, conceitos, hábitos, coisas, etc. O tema, sobre como surgiram algumas coisas e como estamos acostumados com elas do jeito que são, já foi abordado algumas vezes, como quando escrevi sobre o leite condensado, as famosas estampas gráficas de tecidos, pré-conceitos e preconceitos a que somos habituados.

Fato é que hoje, após algumas centenas de noites e milhares de horas passadas com este hobby, me veio a pergunta: 

MAS COMO SURGIRAM AS PALAVRAS CRUZADAS?


Ainda bem que o mundo da internet é mais amplo que o Almanaque Abril (lembram dele?). Procurando rapidamente entre blogs e matérias de pessoas que já se impuseram a pergunta - não tenho a pretensão de ter sido a primeira a questionar algo tão banal - além da boa e "velha" Wikipedia, eis o material mais interessante que reuni:

1. A origem é EGÍPCIA! Data de mais de 3.000 anos o resquício mais antigo da palavra cruzada. Que tempos modernos o que...



2. No século IV a.C. os Romanos jogavam o laterculus que constituíam os palíndromos. O vestígio mais antigo vem de Pompéia, a cidade que ficou por séculos escondida sob a lava do Vesúvio...

Hein? Laterculus era o nome da brincadeira, um jogo estilo palavra-cruzada que formava palavras que podiam ser lidas em qualquer sentido: vertical, horizontal, frente para trás, de trás para a frente. 


3. A versão moderna foi reproduzida no jornal New York World em 22 de dezembro de 1913. Arthur Wynne teve como tarefa, sendo responsável pela seção Entretenimento, de criar um passatempo para a edição dominical.

Wynne remodelou o laterculus, acrescendo as dicas em um diagrama na forma de losango, ao invés de fornecer as palavras. Não demorou 10 anos para a moda invadir jornais do continente europeu.

Hoje em dia, todo jornal que se preze tem a sua página com a palavra-cruzada proposta ao leitor. 


 A PALAVRA-CRUZADA EM TERMOS


Quem faz-elabora a palavra-cruzada? O cruciverbalista! 
Porque o termo? Tendo morado por quase 5 anos na Itália, o termo cruciverbalismo não me parece nada estranho: a origem dele é latina. Palavra-cruzada em italiano é cruciverba. Cruci = cruz Verba = palavra, termo, verbo. E é muito divertido de fazer ela também em italiano! 

Quem faz-completa a palavra-cruzada? O cruzadista!
Confesso, sou uma cruzadista viciada, com a certeza de que não sou a única.

CURIOSIDADES DAS PALAVRAS-CRUZADAS


Durante a Segunda Guerra Mundial, foi recrutado um time de experts cruciverbalistas pelo exército britânico. O objetivo era ajudar a decifrar códigos.

No Brasil, eu considero a Coquetel como a principal revista deste passatempo. Mas alguns nomes de cruciverbalistas brasileiros valem ser citados:
Júlio Moncorvo
Euro Oscar
Maria Juncker Rivellino

Uma pena que poucos autores se dedicam ao passatempo... Fica a dica! 





Fonte:
www.mundoestranho.abril.com.br - (o almanaque abril moderno!)
vidadeumaborderline.blogspot.com.br
www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário