20110606

[tema do mês] O PLÁSTICO

Com um leve salto da década de 40 à de 60, justo para não virar um blog cronológico e aborrecido, hoje vamos falar do plástico.

Bayrle Coats, 1967-68,  Galleria Apollinaire, Milano 1968
foto: Christian Roeder

Sim, esse material "descoberto" nos anos cinquenta e melhorado anos mais tarde foi a grande alavanca para o design industrial. A flexibilidade na modelação de curvas, a partir de uma única forma, a possibilidade de colocar cores intensas nos objetos e a produção em escala industrial levou o design à casa de todos, com ares de liberdade e anticonformismo. Veja o post sobre um ícone mundial aqui

A década representou a ebolição da experimentação em todos os campos - da arte à moda - e obviamente - a forma de projetar e mobiliar. Pra ter uma idéia do porquê de tanta agitação, basta lembrar que naqueles anos Kennedy foi eleito nos Estados Unidos, a Pop Art com Dandy Warhol estava a mil, cores fortes, o preto, o branco e desenhos óticos estavam por toda a parte. Paco Rabanno e a sua geometria colocada em tecidos, a moda passa ao interior da casa, o estilo "lunar" chega até lá.

Os sofás mudam de forma, não tem mais aquele de "sala de visita", agora o povo quer a "sala de estar", para relaxar, o que representa a grande mudança da sociedade. Um exemplo? A poltrona Saco lançada pela Zanotta e criada pelo trio Teodor-Gatti-Paolini em 1968.

pra que ler jornal sentado se você pode se jogar na poltrona!

moderninha essa quarentona, não?

Outro grande nome no cenário italiano: Vico Magistretti.

Esse italiano nascido em 1920, formado em Arquitetura, passou na década de 60 a desenhar objetos. Sócio da ADI - Associação do Design Industrial - criada na década de 50, ele ganhou alguns prêmios 'Compasso de Ouro' pelas criações.

luminária Dalu - produzida pela Artemide desde 1965

outras três luminárias para a Artemide - a Atollo e a
Eclisse foram premiadas com o Compasso d'Oro

Eclisse - quando ainda não existia dimmer, essa luminária já permitia
ao usuário controlar a quantidade de luz
Nessino, Artemide. Essa eu tenho na minha sala!!! 

Mas já vou deixar mais pano para uma próxima manga no assunto plástico. 

Você sabia que a Kartell é italiana?

Essa história eu conto no próximo post sobre plástico e design Made in Italy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário