20110613

[tema do mês] ROSA-CHOQUE

Muito bem, e lá vou eu voltando ao discurso das cores. Eu sei, sou repetitiva, alguns temas me interessam mais do que outros, fazer o quê, a imparcialidade não faz parte do ser humano.

Então hoje, segunda-feira, 13 de junho (parabéns Santo Antônio!!) é dia de colocar um pouco de cor nesse dia meio cinzento. Aliás, por esses lados já fazem dias que nuvens, chuvas e granizo tomaram conta!


ROSA CHOQUE!


Se você não sabe, essa cor tem dona: Elsa Schiaparelli*. Italiana, em 1936 a popularizou batizando como Rosa Shocking. E veja só, a cor era justamente a cor da caixa do seu perfume, com a forma do busto de Mae West.

Mae West

e o busto dela em forma de perfume. Em 1993, Jean Paul Gaultier
acabou pegando a idéia do busto como forma para os seus perfumes.

"Esse magenta intenso foi chamado de rosa choque nos anos 30, rosa quente nos anos 50 e rosa extravagante nos anos 60."

A cor foi consagrada quando ninguém menos que Marilyn Monroe, quando usou um vestido no tom para o filme 'Os homens preferem as loiras'.

precisa explicar?

Para quem quer usar o original em gráficas, aí vai a "receita":

Rosa shocking
— Coordenadas da cor —
HEX#FC0FC0
RGBB(rgb)(252, 15, 192)
CMYKH(cmyk)(0, 94, 24, 1)
HSV(hsv)(315°, 94%, 99%)
B: normalizzato a [0-255] (byte)
H: normalizzato a [0-100] (cento)



*Elsa Schiaparelli foi estilista de alta-costura, de origem aristocrática, ela foi a principal figura antagonista de Coco Chanel na moda francesa. Coco, sempre tão admirada, definia a sua arquirival como a 'costureirazinha italiana', afinal Coco mesmo sendo de origem pobre era francesa. Enquanto a segunda desenhava modelos rígidos e minimalistas, Elsa ia para o lado da fantasia, do exagero. Foi a italiana que começou a usar o zíper sem escondê-lo nas suas roupas. Além disso tudo, ela contou com colaborações de peso como Salvador Dalì para as suas criações.

Uma sua frase de efeito: 

não é o corpo que tem que se adaptar a roupa, mas a roupa às curvas do corpo.

vale a pena dar uma conferida no site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário