20110526

[cor] pantone ii

Hoje, dando uma olhada em sites italianos, me deparei com uma reportagem falando sobre a cor desse verão. Lembrei automaticamente do post que eu escrevi meses atrás quando a PANTONE INC divulgou a tendência.



E lá fui eu de novo visitar o site deles... esse povo é muito adiantado mesmo, já esta lá a cor para o outono/inverno 2012/2013. Isso significa que eles estão bem um ano e meio na frente do tempo!!

Mas já que ninguém mais além deles tem uma bola de cristal, volto ao humilde verão 2011 (que está finalmente dando as caras por aqui) e às coisas de hoje em dia.

O slogan "Cor é vida. Curta ela." tem seu fundamento. Esse assunto me interessa muito, porque não age somente em maneira psicológica. Cores são reproduzidas por ondas eletromagnéticas (luz), e essas têm muita importância para o nosso corpo, também físico.

O salto dessa empresa aconteceu quando, de sistema de catalogação de cores para a gráfica, resolveu se intrometer também no mundo dinâmico da indústria e da química - leia-se moda, design, etc - dando também palpites sobre a cor da estação. Nascida nos anos 50 com um sistema base CMYK* obtendo tons através do método de subtração, até os anos 90 ela tinha na sua paleta PMS (pantone match system) 1144 cores. Não bastando tudo isso, incrementaram outras 2000.

A potência se expadiu em fator exponencial quando tudo isso virou marketing direto para a marca. Quem já não quis uma caneca ou uma caixa nas cores Pantone?

Como se diz por aqui, ' c'è l'imbarazzo della scelta '.**




Tangy collection: Yellow C, Process Blue C, 186 C, Violet C, Orange 021 C, 3395 C

Heavenly collection: 337 C, 607 C, 2645 C, 292 C, 137 C, 230 C



* CMYK - sistema para a obtenção de cores partindo de 4 básicas secundárias: ciano, magenta, amarelo e preto. As críticas que se referem às cores originais da Pantone retratam que na verdade você precisa de 13 cores-base além do preto e branco para então obter todas as 1144 cores.
**  até fica complicado escolher de tanta possibilidade que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário