20110607

[tema do mês] DATILOGRAFANDO

Muito bem, e cá estamos com o design do dia conforme o tema do mês

Sim, hoje posso dizer que estou produtiva. Não sei bem o porquê, mas alguns dias eu simplesmente não consigo concluir um pensamento inteiro, em outros, o dia rende como 3 ou 4. Já passei as 8h de trabalho, já fiz 2 posts, um deles no novo blog que mencionei em algum lugar, já cozinhei uma torta salgada que nesse momento está no forno e em 20 minutos terei o enorme prazer em comê-la :D

Voltando ao assunto original, 
por acaso algum de vocês já DATILOGRAFOU em alguma máquina de escrever? 

Digo em uma daquelas com as teclas que afundavam o mundo inteiro, com o "martelo" que imprimia graças à tinta preta (ou vermelha) que tinha na fita. Aquela que ainda não tinha a fita corretora, e para a pagar tinha que usar o lápis-borracha! E depois, que para passar para a próxima linha você tinha que girar o rolo?? Então, paramos nesse modelo hoje, nada de correr para a máquina de escrever elétrica!

Começamos pela história da empresa, que se iniciou em 1908 pelo engenheiro socialista e progressista Camilo Olivetti. Conforme ele, Ing. Olivetti & Co - a primeira fábrica nacional de máquinas de escrever. Ele e posteriormente o seu filho Adriano, conseguiram unir os modelos de organização e inovação aprendidos nas suas viagens aos Estados Unidos com a invenção e a criatividade da equipe de trabalho, fugindo assim do modelo tradicional e autoritário do capitalismo italiano.

modelo portátil Lettera 22, desenhada por Marcello Nizzoli em 1950
e hoje exposta no MoMA em NY.


modelo portátil Valentine, de 1969, desenhada por ninguém menos que Ettore Sottsass
também exposta no MoMA e ali conhecida como a "vermelha portátil".


Dos modelos famosos ao primeiro computador! Sim, ele foi feito por uma empresa italiana e lançada nos EUA em 1965.

Programma 101, o primeiro PC feito na História
e apresentado em 1965 nos EUA.

um dos primeiros notebooks, e um dos mais portáteis entre eles. 1983, M10.


Com ideais nos valores espirituais, científicos, artísticos e culturais, a empresa seguiu motivada nos anos 60 tornando-a uma das primeiras fábricas multinacionais na produção de máquina de escrever, juntando a funcionalidade com o design.

Estes são vistos até hoje no legado que a empresa deixou, tanto na região como principalmente na cidade de Ivrea, onde foi fundada. Residências para os funcionários, prédios, escritórios de qualidade arquitetonicamente falando, casas subterrâneas para receber os técnicos e todos os colaboradores externos, centros esportivos, férias organizadas, fizeram parte do desenvolvimento social Olivetti, antes mesmo de pensar que era uma fábrica.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário