20110125

todo carnaval tem seu fim



Vou fazer como dois filmes que adoro: começar pelo fim. Está de acordo com o meu estado de ânimo nesse momento, porque odeio despedidas e ultimamente me deparei com duas grandes e tem outra em breve.

Todo carnaval tem seu fim. 

Mas de onde começou essa estória de Carnaval? Lembro de alguma coisa ligada ao Cristianismo. Aqui na Itália esse assunto rende muito, o mais conhecido é o de Venezia, mas cada cidade tem rituais próprios, dignos de serem contados em vários posts, assim como máscaras e fantasias (Colombina, Arlequim...).

Mas voltando ao assunto carnaval, dando uma rápida pesquisada, se fala de tempos gregos, quando a sociedade era muito rígida (em termos de posição social) e o momento de brincar e esquecer tudo isso era justamente durante o período que coincidia com o inicio do ano solar, ou equinócio de primavera. Ou seja, o Carnaval era o Reveillon de um tempo.

E daí eu penso (e muito cuidado com isso porque sou loira): então está certa aquela famosa frase que se fala no Brasil - o ano só começa depois do carnaval. Viu só como somos sábios?


E prestando uma homenagem à musica dos Los Hermanos com o título desse post, aí está o link para escutar uma boa música brasileira. 






Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário