20110110

Faixas de segurança

Esse era um dos temas que me veio em mente após ler uma notícia triste sobre acidentes e desrespeito aos pedestres. Uma forma de revolta de um morador foi pintar frases na rua.

A faixa de segurança tem um porquê de existir como ela é: faixas transversais intercaladas. A explicação que há muito eu li em um dos meus livros de cabeceira, me deixou fascinada. O motivo, simples.

As listras pintadas como são, perpendiculares ao nosso percurso, nos fazem ser mais lentos e automaticamente, prestar mais atenção no caminho. Caso elas fossem pintadas seguindo a direção do pedestre, como faixas longas que vão de uma calçada à outra, não nos fariam ser cautelosos. Ao contrário, nos induziriam a percorrer o espaço mais rapidamente.  Ao mesmo tempo, a pintura na estrada provoca um ¨rumor de fundo¨ no espaço visual do motorista. 
Outro fator é que nos sentimos instintivamente mais seguros em pisar nas faixas brancas que nas zonas não pintadas. Isso porque nos remete à sensação de que elas estão ¨sobre a superfície¨, como se criasse um jogo de 3d.
É o que explica Jorrit Tornquist no livro ¨Cor e Luz¨.

Aqui na Itália, além da faixa de segurança para os pedestres, são pintadas ao redor dela, faixas transversais à rua, utilizando o mesmo sentido de tornar mais lento o fluxo dos carros.

Mas o mais legal são algumas inspirações para tornar esse elemento do urbanismo moderno mais divertido. Muitas vezes questionável, mas de qualquer maneira criativo! Dá uma olhada:

Uma das mais famosas: Abbey Road.

Na onda das faixas de pedestre promocionais: durante a Zurichfest 
em agosto de 2010 o McDonalds conseguiu a aprovação da 
prefeitura para transformá-las. Marketing de guerrilha.

Na Itália também chegou essa onda: divulgação da semana
da Arquitetura e Design.



Nenhum comentário:

Postar um comentário