20111002

texturas e misturas: pé-de-galinha

Não, não estou fazendo referências às famosas ruguinhas nos cantos dos olhos. A inspiração para esse post veio já faz um tempo. 
Desde quando eu escrevi sobre a Elsa Schiaparelli no post Rosa Schoking - e sua "
concorrência antagonista com Coco Chanel - e sobre a família Missoni com as suas particulares estampas, me deparei com esse tema têxtil. Tudo o que é bem feito, bem pensado, permanece e sobrevive ao tempo.

Pied de Poule

tradução para o nosso português, o velho e bom pé-de-galinha.



Nascido a partir de um tecido com padrão de tecelagem em diagonal - conhecido também como ligamento sarja - adquire como característica principal, uma maior resistência. É através desse tipo de tecelagem que nasce o denim, a batavia, a espinha de peixe e o pé-de-galinha. 

batavia
a base do nosso jeans de cada dia.
espinha-de-peixe

pied-de-poule


Este último, sendo já utilizado no início do século XX, deve sua fama graças ao emprego nas coleções de Coco Chanel e Dior. O tecido que originalmente era feito em lã, preto e branco, e de uso massivamente masculino foi adaptado pela revolucionária estilista francesa e se transformando em um clássico do guarda-roupa feminino.

A estampa continua tão irreverente e sinônimo de revolução que acabou sendo utilizada pela mais-do-que-polêmica Lady Gaga (a ponto de usar absolutamente em todo o seu figurino e arredores). E não só ela era fã desse tecido. Amy Winehouse estava desenhando a sua coleção baseada na trama. 

coleção póstuma Amy Winhouse

até o piano entrou no clima.

Pied de Coq

a versão em escala maior da trama acabou ganhando o nome de pé-de-galo. Depois dessa a família ficou completa!

à esquerda o pied-de-poule, à direita o pied-de-coq



Nenhum comentário:

Postar um comentário