20111027

publicidade: mais verde na cidade

Logo que os dias ficaram mais quentes, ensolarados e longos, na Corso de Porta Ticinese em Milão, uma parede fez muito sucesso.
Sim, uma parede. O que tinha nela? PUBLICIDADE.

Mas não qualquer uma…

Antes tenho que contextualizar melhor a situação: a Corso de Porta Ticinese é uma rua muito importante para Milão, histórica porque quando você passa a Porta - da primeira muralha, período medieval da cidade - a rua conduz você até a segunda Porta, erguida alguns anos antes de Napoleão Bonaparte perder o seu poder (sim, Milão foi dominada por alguns anos pelo ditador francês). Essa segunda porta é praticamente do lado dos dois cursos de rio canalizados conhecidos como Navigli - Grande e Pavese. E mais uma cursiosidade: sim, Milão era cheia de canais, conhecida como a "Venezia dentro do continente". 

Voltando à publicidade e o que ela tem de particular...

Ao longo dessa rua, todos os prédios são relativamente recentes se comparados com a história da estrada, já que durante a Segunda Guerra Mundial, todos os edifícios foram destruídos pelos bombardeios. Como cicatriz na cidade, existem ainda alguns lotes não totalmente construídos, e daí a parte feia da edificação moderna: você vê a lateral cega do edifício do lote ao lado. 

Aproveitando toda essa área morta e sem identidade, a Peugeot contratou a Temprano para fazer a publicidade do novo carro - iOn - 100% elétrico. 

Até aí nenhuma novidade. Estamos cansados de ver espaços disponíveis ou pouco aproveitados sendo utilizados para a publicidade urbana, o que acaba causando muitas vezes uma poluição visual desnecessária e desagregadora, tornando todas as cidades um pouco 'Las Vegas'. 

O que tem de interessante aí é: como transmitir à população a mensagem desse carro que não polui? 

CRIANDO UMA PAREDE VERDE! 

Claro, por que não?
Uma tecnologia que vem sendo utilizada normalmente, mais para ambientes internos, como mostrei anteriormente nesse post.
Confira o resultado aqui embaixo e me diga o que você achou!





Nenhum comentário:

Postar um comentário