20110805

música do dia. sound of sunshine

O tema música é muito polêmico. Dar alguma opinião sobre algum artista, musica ou estilo é quase pedir para ser crucificado nos dias de hoje. 
Mas posso dizer que não estou ligando muito para isso. 

Vale repassar quando existe talento, e esse realmente não se discute. 

Em termos de música italiana, existem muito mais músicos que realmente produzem algo de original daquilo que conhecemos no Brasil. O modelo export por aqui não funciona muito, eles são bem bairristas.

O bairrismo já começa quando você, na maior inocência, fala para um italiano que compor música na língua deles não é tão fácil quanto se imagina, porque não combina com todos os ritmos. Tentem  imaginar, o que significa dizer que o idioma é limitado, logo o italiano, puríssimo e o mais bello!

E dou a minha cara ao primeiro tapa. 
O porquê da defesa da minha teoria: quando o italiano moderno foi colocado em prática, a construção das frases partiu da musicalidade e sonoridade das palavras. Dante Alighieri (e aí vai um dos tantos motivos para o italiano se orgulhar da sua língua, pois ninguém mais no mundo pode dizer que foi criada por um dos maiores gênios da História - ok e nisso eles têm razão) elaborou a junção das sílabas e frases para que, no momento que se fala corretamente, o italiano tenha a sua cadência. Saiu do ritmo, falou errado. Simples, mas para a música só complicou.

Por isso, quando escuto alguma canção em italiano que rompe essa musicalidade natural, mas que faz isso bem, considero imensamente o talento do compositor.

É o caso de Lorenzo Jovanotti.




Não sei até que ponto é conhecido no exterior, porém é um dos poucos músicos da nova geração que sabe brincar com os sons e instrumentos, e além disso compor músicas que quando em texto parecem mais poesias.

Não vou me aprofundar muito na vida dele. O que me interessa hoje é o remix que ele fez em uma música inglesa, passando metade dela para o italiano e ainda complementando a melodia. 
Compare a versão original, e a versão italianizada. Sou muito mais a segunda.

E agora dei a minha cara para outro tapa.


Versão original:
bonita, muito sol, muita praia, mas também muito calma...



Versão remixada:
bonita, mais ensolarada, mais alegre! (mesmo nao tendo o mar, prefiro esse clipe...)


Para ter uma idéia do que é a simpatia do cantor, que mesmo sendo um dos grandes do país, continua muito "humano", abaixo você pode verificar como é o final de um show seu... Já com as luzes ligadas, quando muitos outros cantores já foram embora... Vai ele e a sua equipe PULAR! Poucos fazem festa desse jeito!


2 comentários:

  1. Concordo tanto com os comentarios sobre o idioma italiano quanto com o talento do jovanotti e a beleza do video! aliás, aceito dicas de qual álbum do moço baixar primeiro! Discografia extensa a dele né?

    ResponderExcluir
  2. Olha, pra ser bem sincera nao conheço muito a discografia dele. Mas se tiver um que seja gravaçao de um show, acho que seria o que mais valesse a pena! Todos que vao no show dele falam suuuuuper bem (esse ultimo mais ainda) e como ele brinca mto com sonoridade, acaba rolando muita improvisaçao!

    :) saudade!!

    ResponderExcluir