20110823

italia: that's amore vi

Recém chegada em Milão e recepcionada por um calor absurdamente quente (e finalmente viva o verão!), tudo o que você menos quer é comer ou beber algo quente. E para a hora de tomar o sagrado café de todos os dias, eis a receita italiana para continuar usufruindo os poderes da cafeína sem morrer de calor:

CAFFE' SHAKERATO



Para preparar na maneira mais perfeita, você vai precisar de um shaker. Nele coloque gelo tritado (5 cubos), açúcar líquido (20ml), café expresso e o ingrediente secreto. Este último depende do gosto do barman pois varia muito de bar em bar.

Parece simples, mas obviamente como toda a cultura culinária italiana, existem alguns cuidados especiais que seguidos garantirão a qualidade do café:

* o açúcar: é recomendável o açúcar líquido porque facilita na horar de misturar tudo. O normal granulado pode não se derreter totalmente (a não ser que você não se importa em sacudir por horas o shaker).
* o gelo: sim, até para ele existe a "melhor maneira de preparar". Aqui eles dizem para fazer ele com a mesma água usada para o café. Se a água da torneira é de base calcária como a de Milão, é melhor usar água mineral para não alterar o sabor da bebida.
* ingrediente secreto: aqui entra o gosto pessoal de cada um, o que acaba gerando vários tipos de café shakerato e pode até virar um motivo para saborear vários!! Tem quem adiciona uma dose pequena de liquor de baunilha, de aniz ou amaretto, mas a mais utilizada por esses lados é o creme de whisky. Eu particularmente AMO com a baunilha.


Apresentação:

Por se tratar de uma bebida gelada, o café é servido em uma taça do estilo Cocktail (Martini) Glass, dando ainda mais charme. 


Curiosidades:

* Quando você toma o café, aquele gás que ele te dá logo após ser bebido provém do açúcar. Caso você não coloque açúcar no café, então esse "gás" acaba sendo fruto do poder psicológico da sua mente. A cafeína demora cerca de 6h para agir no corpo e dar aquela acordada. Então é bom pensar com antecipação!! 

* O café é a bebida mais consumida no mundo.  

* Os árabes foram os primeiros a extrair o café como conhecemos hoje. Em Constantinopla foi inaugurada a primeira cafeteria em 1554 (quando recém tinha sido descoberto), e em Veneza em 1640.

* Existem muitas substâncias úteis para o nosso corpo no café: magnésio, cromo e potássio. A cafeína intervém sobre o sistema nervoso central estimulando os sistemas respiratório, digestivo e cardiovascular, além do fator diurético que favorece o físico e intelecto. Perfeito, não?



* Complementando o item Curiosidades:

A cafeína estimula tanto a memória de curto prazo quanto a de longo prazo. O café também possui substâncias chamadas ácidos clorogênicos, que formam compostos durante a torra --as quino-lactonas-- que modulam e melhoram o humor, o que também tem efeito positivo na memória. Pesquisas mostraram que o consumo da bebida por estudantes aumentou a atenção, a memória e o aprendizado em de 10% a 15% dos casos, comparados com um grupo de controle.

Um comentário:

  1. Oi Marina! Obrigado pela visita la no meu Disegno. Não conhecia seu blog e estou aqui para conhecer. Ja vi que vou gostar! Legal encontrar brasileiros que fizeram o master aqui no Politecnico. Tenho uma grande amiga que fez o master na mesma época que voce. Mas ela fez arquitetura... Bom, ficamos em contato através dos nossos blogs. O disegno completa 1 ano semana que vem e vou fazer um post/retrospectiva. Vc vai entender melhor como vim para por aqui, o que faço... Da uma vasculhada la que vai encontrar textos de quando eu ainda "odiava" milão ate a fase atual em total paixão. Beijo!!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir